2018

Encrucijada
2018

Encrucijada foi a primeira parcela adquirida pelos Michelini em Bierzo. Equivalente a um Gran Cru, esses vinhedos estavam praticamente abandonados e foram recuperados com praticas orgânicas e biodinâmicas, em Alto de Valdecañada. Os vinhedos tem 80 anos de idade a 700 msnm com solos compostos por Ardósia Vermelha. Sem condução e sem irrigação esses vinhedos são praticamente selvagens. Fermentado em ânforas de barro, cachos inteiros, com leveduras indígenas, pisado a pés e com 67dias de maceração pelicular. Orientação: Norte. Área: 0,9 ha. Produção: 600 garrafas.

Pontuações e prêmios:

96 RP | 95 Adega | Destaque Bierzo

750ml

Produtor:

Michelini i Mufatto & González

Prática:

Orgânico

País/Região:

Espanha, Bierzo D.O. – Ponferrada, Alto de Valdecañada

Blend/Varietal:

90% Mencia e 10% Palomino

Amadurecimento:

9 meses em barrica de carvalho francês usado de 500L

Grad. alcoólica:

12,4%

Código de barras:

8437020633130

SOBRE O

Produtor

De Mendoza a Bierzo. “A estrada é o objetivo”.

Esta história começa em Mendoza, onde a terra e a colheita são uma chave secreta do povo, moldado pelo deserto e as águas das acequias. Terra do sol e do bom vinho, onde a colheita é sua música, sua poesia. Aqui, Andrea Mufatto e Gerardo Michelini vivem a viticultura com paixão. Em 2015, eles recebem um jovem viticultor, César Márques viaja para Argentina para expandir sua experiência e é assim como começa a conexão entre Mendoza e Bierzo. 

Andrea e Gerardo confiam que é preciso fazer coisas diferentes e com esta filosofia iniciam um novo projeto. Depois de conhecer vários lugares, o Bierzo encheu seus corações. Explorando a área com Raúl Pérez, eles descobriram lugares de Ponferrada e se apaixonam imediatamente por Ozuela, seu vale fechado, sua natureza e seu vinhedo de montanha esquecido com grande potencial, onde sentiram o dever de reanimá-lo.

Assim surge a bodega Michelini i Muffato & González projeto que une Andrea, Gerardo, seu filho mais velho, Manu Michelini (que também é enólogo) e seu sócio berciano Javier González, viticultor local. Máximo respeito pela fruta, mínima intervenção e técnicas de vinificação pouco convencionais na zona dão como resultado vinhos de qualidade com selo próprio, colocando a região no mapa dos vinhos complexos e de classe mundial.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

Coloração Rubi de baixa intensidade, aromas de frutas vermelhas ácidas como cerejas e framboesas antes de ficarem maduras. Flores e ervas frescas compõem o aromas além de notas de especiarias e cítricas. Em boca é leve, complexo e com textura intrigante.

Um Borgonha em Bierzo, espanhol com alma francesa. Textura delicada e aromas complexos que te levam a um terroir exclusivo.

Gabriel Raele
Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Pato assado, carnes magras suculentas, cozidos de legumes com ervas.

Temperatura de serviço recomendada entre 14 e 17º C.

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.