2020

El Abuelo Reserva 2020

Família é tudo, como sabia “El abuelo” Luis. Estes vinhos são feitos fiéis à sua alma, ao seu saber, ao seu trabalho, à sua dedicação e à sua filosofia. Uma homenagem ao homem que fundou a vinícola em 1915. Vinhedos com idade de 45 a 65 anos, de cultivo orgânico com plantações em vaso sem irrigação. Fermentados com leveduras indígenas em tanques de inox e afinamento de 12 meses em madeira. Depois de engarrafar, o vinho permanece 12 meses nas caves da bodega. Um super blend típico da região com muita potência, corpo e personalidade.

Pontuações e prêmios:

Medalha de Ouro Mundus Vini e Best os Show Almansa, Medalha de Ouro Gilbert & Gaillard

Baixar ficha técnica

750ml

Produtor:

Bodegas Piqueras

Prática

Orgânico

País/Região:

Espanha – Castilla-La Mancha, D.O. Almansa – Albacete

Blend/Varietal:

50% Monastrell, 30% Garnacha, 20% Tempranillo

Amadurecimento:

12 meses em barricas (300 litros) americanas e francesas de Allier de grão fino e tosta média

Grad. alcoólica:

14%

Código de barra:

8414837341137

SOBRE O

Produtor

O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.

Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.

Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

Um show de aromas que misturam geleia de framboesa, cereja em calda “amarena” e flores como violetas. É um tinto bastante temperado com especiarias que vem tanto das variedades Monastrell e Garnacha, quanto da passagem por madeira com notas de canela, café expresso, coco queimado e caramelo. 

O blend é encorpado e potente mostrando o calor da região, porém a Tempranillo ajuda na acidez e equilíbrio, mantendo elegância e frescor. É um super tinto para quem procura corpo e concentração de sabores.

Gabriel Raele
Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Vinhos com mais corpo e potência como este, podem ser apreciados com pratos igualmente potentes ou alguma combinação que iguale o peso em boca. Queijos amarelos e curados sempre encaixam bem na combinação, além de cozidos, lasanhas com carne ou um bom arroz de costela ou rabada.

Os aromas evoluem bastante se colocado num decanter, com temperatura de serviço entre 16ºC e 18ºC. Use taças grandes para os aromas ficarem ainda mais intensos.

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.