Mottura é uma das referências na Puglia há mais de 100 anos, com 100% da produção certificada orgânica. Em 1927 Pasquale Mottura deixa de ser só um grande e respeitado agricultor e passa a vinificar seu próprio vinho. Há quatro gerações o amor pela terra e o cuidado com as cepas regionais é passado de pai para filho, produzindo vinhos que alcançam o máximo do reconhecimento e premiações incontáveis. Com 250 hectares e vinhas velhas que passam dos 60 anos, os Mottura enaltecem as cepas autóctones da região com foco em Primitivo e Negroamaro.
Salento é uma península ao sul da Puglia, abraçada por dois mares mediterrâneos: o Jônico e o Adriático, é lá que o sol nasce primeiro na Itália. A sede da vinícola está até hoje em Tuglie, bem ao sul da região de Salento, onde acontece a vinificação e o amadurecimento dos vinhos. As uvas são provenientes de 4 terroirs mais ao norte de Salento: Cellino San Marco, Campi Salentina, Salice Salentino e Guagnano. Nessas regiões o sistema de condução de parreiras mais comum é o l’alberello Pugliese, uma variação de bush vines com condução.
Conceito
Mottura
As dimensões da Mottura
Uma propriedade de 50 hectares de vinha localizada no município de Campi Salentina e um consórcio de mais de 200 hectares entre Salice Salentino e Cellino San Marco, no norte da província de Lecce.
Em Tuglie, sede da histórica adega, encontra-se o centro de vinificação onde são realizados todos os primeiros processos de produção e amadurecimento em barrica.
No coração de Salento
Salento é a parte mais sudeste da região de Puglia, um antigo local de chegada e trânsito de povos e culturas, dos gregos aos romanos, dos bizantinos e dos árabes. É uma faixa de terra entre dois mares mediterrânicos, o Jónico e o Adriático, e é o primeiro ponto onde o sol nasce em Itália.
A cultura milenar desta zona é muito valorizada também por eventos que todos os anos celebram a história e as tradições das suas gentes que, até há pouco mais de 50 anos, viviam sobretudo da agricultura.
Visite o site do