
Vocoret é sinônimo de Chablis! Uma família muito tradicional que está envolvida com as uvas da região desde 1707. Foi em Maligny, extremo norte de Chablis, onde tudo começou com os primeiros vinhedos plantados pelo patriarca da família Jean Vocoret. Depois dos Vocoret se desmembrarem em vários Domaines, Yvon (Pai) e Laurent (filho) permanecem até hoje em Maligny. Laurent, sexta geração, aprendeu com seu Avô e Pai a fazer vinho nos fundos de casa, nos túneis subterrâneos, onde hoje estão: os modernos tanques de inox, ovos de cerâmica, ovos de madeira e diversos tipos e tamanhos de barricas para sustentar a criatividade e ousadia de Laurent, atual enólogo.
O Domaine Yvon & Laurent Vocoret a todo momento fala sobre respeito as origens e preservação do terroir sem intervenções. Pai e filho fazem vinhos que refletem os principais atributos dos Chablis mais desejados do mundo, mineralidade e citricidade. O principal vinhedo do Domaine é uma parcela dentro do 1er Cru Fourchaume chamada “Homme Mort”, que na tradução literal seria Homem morto, nome decorrente de alguns sarcófagos contendo esqueletos da era merovíngia que foram descobertos naquela região.
Conceito
Domaine Yvon & Laurent Vocoret
Os solos de Chablis
Esse é o grande segredo dessa região: os solos Kimmeridgiano e Portlandiano.
Os vinhedos Grand Cru e Premier Cru de Chablis estão situados em marga do Kimmeridgiano. Este solo sedimentar é um tipo especial de argila rica em calcário, formada há 160 milhões de anos que transmite uma força de alta resistência e um lado estimulante aos seus vinhos. Os vinhos são quase “elétricos”.
Os vinhedos AOC Chablis e AOC Petit Chablis estão situados em marga do Portlandiano. Este solo sedimentar foi formado 140/150 milhões de anos atrás. Ele produz uvas brancas de acidez elevada, mais amplas em sabores, mas em contrapartida menos elegantes finas se comparado com aquelas do Kimmeridgiano.
Exclusividade dos vinhedos únicos
Na Borgonha, o grande valor dos vinhos está no lugar onde as uvas foram colhidas. A assinatura do produtor também conta, mas acaba sendo secundária quando o assunto é o Terroir.
Vinhedos únicos que se destacam muito ganham títulos de Premier Cru e Gran Cru. Onde os Premier Cru representam somente 10% e os Grand Cru somente 2% de toda a produção da Borgonha.
“L’Homme Mort” acaba sendo ainda mais exclusivo, já que é apenas uma pequena parcela dentro de um dos vinhedos Premier Cru, o Fourchaume.
Visite o site do