2022

Domaine Yvon & Laurent Chablis 1er Cru l’Homme Mort 2022

L’Homme Mort é um climat (pequena parcela) de somente 0,7ha, dentro do vinhedo 1er Cru Fourchaume. Para este vinho os Vocoret selecionam parreiras de 40 anos plantadas sobre o tão famoso solo kimmeridgian, contendo fosseis de animais marinhos do período Jurássico. “Um 1er Cru muito distinto!” Guilbert & Gaillard, no estilo mais clássico possível preservando acidez e mineralidade sem passar o vinho por madeira. As plantas são conduzidas de maneira orgânica desde 1974, com respeito máximo ao meio ambiente. A vinificação acontece da forma mais pura e simples há 5 gerações nos tuneis subterrâneos do Domaine. As uvas são vinificadas em tanques de inox com leveduras indígenas, onde permanecem por 9 meses com as lias. Foram produzidas somente 3.000 gfs nessa safra.

Pontuações e prêmios:

92 Guilbert & Gaillard

750ml

Produtor:

Domaine Yvon & Laurent Vocoret

Prática:

Orgânico

País/Região:

França, Borgonha – Chablis, Maligny

Blend/Varietal:

100% Chardonnay

Amadurecimento:

sem passagem por madeira

Grad. alcoólica:

12,37%

Código de barra:

SOBRE O

Produtor

Vocoret é sinônimo de Chablis! Uma família muito tradicional que está envolvida com as uvas da região desde 1707. Foi em Maligny, extremo norte de Chablis, onde tudo começou com os primeiros vinhedos plantados pelo patriarca da família Jean Vocoret. Depois dos Vocoret se desmembrarem em vários Domaines, Yvon (Pai) e Laurent (filho) permanecem até hoje em Maligny. Laurent, sexta geração, aprendeu com seu Avô e Pai a fazer vinho nos fundos de casa, nos túneis subterrâneos, onde hoje estão: os modernos tanques de inox, ovos de cerâmica, ovos de madeira e diversos tipos e tamanhos de barricas para sustentar a criatividade e ousadia de Laurent, atual enólogo.

O Domaine Yvon & Laurent Vocoret a todo momento fala sobre respeito as origens e preservação do terroir sem intervenções. Pai e filho fazem vinhos que refletem os principais atributos dos Chablis mais desejados do mundo, mineralidade e citricidade. O principal vinhedo do Domaine é uma parcela dentro do 1er Cru Fourchaume chamada “Homme Mort”, que na tradução literal seria Homem morto, nome decorrente de alguns sarcófagos contendo esqueletos da era merovíngia que foram descobertos naquela região.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

Um vinho que pode representar os Chardonnay mais clássicos e desejados do mundo. Com muitas camadas de aroma, as notas que chegam primeiro são as notas de pêssego verde, maçã verde, abacaxi fresco e torrada com manteiga. A complexidade aparece com a influência dos solos marinhos que trazem aromas minerais e uma nota salina com flores brancas e especiarias. Um show de aromas que vai evoluindo na taça de 5 em 5 minutos.

Em boca é encorpado, cítrico e mineral. Acidez alta perfeitamente equilibrada com álcool e profundidade aromática. Os sabores de abacaxi e maçã verde se confirmam e a mineralidade é reforçada em boca, quase um suco de pedra.

Gabriel Raele

Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Um branco desta amplitude e força, pede pratos mais bem elaborados com frutos do mar delicados como lagosta, vieiras, mariscos e mexilhões. As conchas dominam esta harmonização que vai te transportar até o mar. Com risoto de lagosta com bottarga ficaria perfeito.

Deve ser servido bem fresco, entre 6 e 8 C. Um balde de gelo caprichado, por 20 minutos ou 1 hora no congelador para atingir essa temperatura vai ajudar a manter a temperatura de serviço.

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.