O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.
Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.
Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.
Conceito
Bodegas Piqueras
ESTRELAS DE PIQUERAS
Mario Bonete, ou Steve Jobs do vinho na Espanha, é genro de Luis Piqueras e foi eleito “Nariz de Ouro da Espanha”. Com o seu reconhecimento, passou a instruir provadores e Dom José Penin foi um dos seus alunos. Hoje, Penin é autor do Guia de Vinhos Mais Respeitados da Espanha.
Juan Pablo Piqueras, filho de Mario Bonete, foi o responsável pela expansão da adega e por plantar as primeiras uvas brancas em Almansa. Junto com seu sogro ele fundou a D.O. Almansa em 1966, fazendo parte no conselho regulador durante muitos anos.
Juan Pablo Cantos foi eleito o melhor de sua turma em 2009, título concedido ao programa de ensino Vega Sicilia, que permitiu a Juan trabalhar na vinícola produzindo o Vega Sicilia Único e Valbuena N5. Também foi Diretor de vinificação da Bodegas Peñafiel por 5 anos, absorveu mais experiência na Nova Zelândia e Austrália, e foi contratado em 2017 por Juan Pablo Piqueras para modernizar e revolucionar os vinhos das Bodegas Piqueras.
SUSTENTABILIDADE COMO UM TODO
Muito além das uvas e das demais culturas serem de cultivo orgânico, Bodegas Piqueras é alto suficiente em energia elétrica gerada por paineis solares distribuídos por toda a estrutura da bodega. Ovelhas são soltas nos vinhedos durante a temporada de vegetação verde nos vinhedos, é um controle natural de pragas além de fornecer adubo orgânico para as plantações.
Visite o site do