2020

Côtes du Rhône Vieille Vignes 2020

Um típico Côtes du Rhône cheio de especiarias onde a Grenache de vinha velha fala mais alto. Os vinhedos mais antigos de Grenache tem mais de 40 anos e são preservados em uma encosta pedregosa no vilarejo de Saint-Paulet-de-Caisson, 30 km ao norte de Châteauneuf-du-Pape. Os vinhos começam a maceração pré-fermentativa e se passam 4 semanas até o fim da fermentação, todo o processo acontece em tanques de concreto. 

Pontuações e prêmios:

91 AD

Baixar ficha técnica

750ml

Produtor:

Saint-Paulet Vignobles

Prática:

Orgânico

País/Região:

França, Valle do Rhône – Côtes du Rhône, Saint-Paulet-de-Caisson

Blend/Varietal:

95% Grenache e 5% Syrah

Amadurecimento:

Fermenta em concreto, sem passagem por madeira

Grad. alcoólica:

14%

Código de barras:

3437320008947

SOBRE O

Produtor

Saint-Paulet foi fundada em 1929, começando como uma pequeníssima união de produtores e que hoje conta com 30 famílias fornecedoras de uva para elaborar seus vinhos. Focando sempre em tintos e se orgulhando da qualidade das uvas que produzem. As Grenaches de vinhas velhas dão excelentes resultados nas proximidades do Rio Rhône, de onde sai a seleção para o Vielle Vignes. 

O Valle do Rhône vive um contraste bem evidente onde a Syrah reina na parte norte da região e a combinação: Grenache, Syrah e Mourvedre, reina na parte Sul. A Saint-Paulet Vignobles está em Saint-Paulet-de-Caisson (daí o nome da vinícola), no Sul da região, porém no ponto mais ao norte da AOP Côtes du Rhône, com vinhedos e bodega muito próximos do Rio Rhône se favorecendo das temperaturas mais baixas da região.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

Uma bomba de amora e cereja negra! Esse Vielle Vigne mostra na taça a força da Grenache de vinhas velhas. De cor rubi violáceo, é um tinto bem concentrado com aromas de frutas pretas como amoras maduras, cerejas negras em compota, pimenta preta, anis e uma nota vegetal de erva fresca como alecrim.

Em boca tem corpo médio, com acidez média para alta, tanino finos e de média intensidade com uma textura elegante e fresca deixando a boca pedindo outro gole. 

Gabriel Raele
Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Tinto cheio de fruta preta madura pulando da taça, com boa acidez e frescor. Encaixa muito bem com pratos que tenham como base carnes vermelhas com molhos delicados, pizza com charcutarias como pepperoni e calabresa.

Temperatura de serviço, entre 14° e 18° C. Tinto que melhora com aeração, servir em taças grandes estilo Borgonha ajuda na evolução dos aromas em taça.

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.