2018

Parcela 79 Malbec / Cabernet Franc 2018

Parcela 79 é 100% Gualtallary Albo, zona central onde tudo começou para Los Chocos. Rodrigo Reina considera esse o vinho mais desafiador e vivo de todos da linha, onde novos testes são feitos a cada safra. É o equilíbrio e a extração do melhor entre Electrico e Vertebrado. Cabernet Franc e Malbec cofermentadas para unir duas expressões em um único vinho. Um blend que combina as características selvagens, calcárias e minerais de um único lote.Fermentação em tanques e ovos de concreto, com leveduras nativas.A safra de 2018 produziu somente 1.500 garrafas.

Pontuações e prêmios:

95 Desc

Baixar ficha técnica

750ml

Produtor:

Viña Los Chocos

Prática:

Orgânico

País/Região:

Argentina, Mendoza – Tupungato: Gualtallary Albo e Gualtallary Monasterio

Blend/Varietal:

80% Cabernet Franc e 20% Malbec

Amadurecimento:

18 meses em barricas francesas de 500 litros 50% novas e mais 18 meses em garrafa

Grad. alcoólica:

14,7%

Código de barra:

7798213400092

SOBRE O

Produtor

Los Chocos é uma palavra mendocina, que dá nome aos cachorros que vivem livres no campo. E essa liberdade agregado ao entendimento do Terroir puro e cru da região representam o projeto pessoal de Rodrigo Reina, bisneto de Filipe Rutini. O projeto começa em 2009 quando são plantadas as primeiras vinhas em Gualtallary, na micro parcela que leva o nome de Albo. Gualtallary Albo ganha esse nome devido a grande quantidade de pedras brancas em seu terreno que refletem a luz e expõem a estrutura dos solos extremamente pobres compostos por puro calcáreo e areia. Depois de 10 safras para entender o lugar, Rodrigo trabalha 100% com uvas próprias lançando ao mercado a jovem e promissora vinícola.

Germán Masera, enólogo revelação de 2022 pelo Guia Descorchados, entra no projeto para buscar entender a pluralidade dos terrenos. Ele trabalha basicamente com Malbec e Cabernet Franc provenientes dos solos heterogêneos das parcelas de Los Chocos. Para German, o Valle do Uco é seu lugar no mundo, onde se especializou nas vinhas da região. A 1550 metros de altitude as uvas orgânicas atingem a maturação perfeita, resultando em um trabalho muito delicado e quase sem intervenção nas fermentações. Sempre usando leveduras nativas, 100% das fermentações acontecem em ovos e tanques pequenos de concreto com amadurecimento em barricas grandes de carvalho francês de vários usos.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

A busca pelo equilíbrio é o ponto de partida quando se pensa em elaborar um blend. Parcela 79 mostra o quanto um blend pode ser bem feito e equilibrado. Ele junta a pureza de fruta, frescor e acidez do Electrico com o poder dos taninos e o corpo do Vertebrado. Aromas de frutas maduras como geleia de morango, calda de framboesa e cereja preta em calda se completam com camadas de tabaco e ervas secas. Encorpado, com taninos finos e muito presentes, acidez alta e álcool super integrado ao conjunto. 

Esse blend entrega potência e volume em boca aliado com a acidez e pureza dos vinhos de Gualtallary. Uma amostra do que é um blend perfeito. Equilíbrio é o caminho.

Gabriel Raele
Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Um vinho tinto com esse volume de boca e essa potência deve ser servido a 19º C. Essa temperatura, ligeiramente fresca, entrega 100% dos seus aromas. Caso não tenha adega climatizada em casa, você pode atingir essa temperatura facilmente deixando a garrafa por 30min. na porta da geladeira. 

Parcela 79 é um trator, com força e poder. Pratos potentes e generosos devem ser harmonizados com essa grandeza. Lasanha branca com carne, assados gordurosos e cordeiro na brasa são opções de harmonização. 

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.