2023

Villa Mottura
Fiano Salento
2023

Fiano é uma antiga casta branca da época romana, também conhecida como Latino. Devido a sua capacidade de atrair muitas abelhas nos vinhedos, foi chamada por Plinio, o velho, de “apianae”. Com vinhedos conduzidos em Guyot e plantados em solos calcáreos e argilosos, temos as frutas que dão origem a um dos vinhos brancos mais típicos do sul da Itália. As uvas são colhidas a mão, desengaçadas e prensadas para fermentação em inox, com breve estágio com as borras finas. Villa Mottura Fiano é um branco aromático com notas florais muito evidentes e aromas de frutas tropicais como melão e maçã. 

750ml

Produtor:

Mottura

Prática:

Orgânico

País/Região:

Itália, Puglia – Salento, Tuglie

Blend/Varietal:

100% Fiano

Amadurecimento:

sem passagem por madeira

Grad. alcoólica:

X

Código de barra:

X

SOBRE O

Produtor

Mottura é uma das referências na Puglia há mais de 100 anos, com 100% da produção certificada orgânica. Em 1927 Pasquale Mottura deixa de ser só um grande e respeitado agricultor e passa a vinificar seu próprio vinho. Há quatro gerações o amor pela terra e o cuidado com as cepas regionais é passado de pai para filho, produzindo vinhos que alcançam o máximo do reconhecimento e premiações incontáveis. Com 250 hectares e vinhas velhas que passam dos 60 anos, os Mottura enaltecem as cepas autóctones da região com foco em Primitivo e Negroamaro.

Salento é uma península ao sul da Puglia, abraçada por dois mares mediterrâneos: o Jônico e o Adriático, é lá que o sol nasce primeiro na Itália. A sede da vinícola está até hoje em Tuglie, bem ao sul da região de Salento, onde acontece a vinificação e o amadurecimento dos vinhos. As uvas são provenientes de 4 terroirs mais ao norte de Salento: Cellino San Marco, Campi Salentina, Salice Salentino e Guagnano. Nessas regiões o sistema de condução de parreiras mais comum é o l’alberello Pugliese, uma variação de bush vines com condução.

ilustração

Sensorial

Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira

impressões do

Sommelier

Mais típico, impossível. Um clássico vinho branco tropical aromático do sul da Itália. Cor amarelo palha com aromas de pêssego branco, melão fresco e muita flor de jasmim e sabugueiro. 

Em boca tem corpo médio, acidez média e equilibrada com o bom frescor da fruta. Os sabores trazem mais cítricos como limão siciliano e toranja, completando o show de flores brancas e frutas tropicais. 

Gabriel Raele
Melhor Sommelier de Vinho de São Paulo
2018 eleito pela ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers)
2019 eleito pela GoWhere Gastronomia

Serviço e

Harmonização

Fica perfeito com massa ao limone recheada com ricota e ervas. Queijos frescos de massa mole e branca também podem harmonizar.

Deve ser servido bem fresco, entre 6 e 8 C. Um balde de gelo caprichado, por 20 minutos, vai ajudar a manter a temperatura de serviço ou 1 hora no congelador para atingir essa temperatura.

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade.